top of page
"Da invasão feminina na CEU"
Ação de arte urbana participativa proposta pela artista visual Fernanda Lenzi

 

A ação constou na remontagem da história da fotografia, realizada pelo fotógrafo Achutti, em 1980, a qual documentou a cena icônica na cidade e na universidade.

A ação da remontagem desta foto, aconteceu em meio a um passeio artístico do encontro Mercocidades**, na UFRGS.

ENTRADA FEMININA NA CEU e a fotografia

A invasão da Casa do Estudante da UFRGS (CEU) em abril de 1980.

Foi a primeira manifestação pública com caráter feminista de jovens estudantes brasileiras no interior das lutas por liberdades democráticas.

A casa do estudante só recebia homens. Nem suas mães podiam visitá-los.

Muitas estudantes se reuniram no prédio da Economia e juntas, num momento propício, atravessaram a rua, ocuparam a CEU, e das sacadas dos oito andares do prédio manifestaram-se com uma chuva de papéis picados.

O ato ficou conhecido* como a "Invasão Feminina na CEU" e foi registrada pelo olhar do fotógrafo Luiz Eduardo Robinson Achutti.

Imagem 1. Luiz Eduardo Robinson Achutti, Invasão feminina na CEU. Fotografia, 1980

A ação artística

 

Munidos com um cartão vazado, com abertura que simula a lente 50mm - a mesma de que dispunha Achutti naquele momento - realizamos um exercício de enquadramento fotográfico. Simulando desde a reunião no prédio da Economia/Ufrgs, conversando sobre a história que aconteceu na ocasião da invasão feminina da CEU nos anos 80, e o ponto de vista inexpressivo para o fotógrafo naquela posição. Nos deslocamos e atravessamos a Avenida João Pessoa, assim como fizeram as mulheres na ocasião da invasão, juntamente com o fotógrafo Achutti. Ele, sabendo da ação que se desenrolaria e já na calçada em frente à CEU, aguardou que elas começassem a manifestação para realizar o enquadramento e o clique. Nós, na mesma posição na calçada, lançamos nosso olhar pelo visualizador do cartão simulando tal enquadramento.

Esta reflexão sobre a história de uma luta pela cidadania e igualdade de gênero, a partir da história de uma fotografia rendeu muitas conversas, trocas e ampliou o olhar de todos no grupo para a fruição do resto do percurso pelos campi.

​​

Como foi simulado o enquadramento da fotografia

Concebi o material gráfico para a realização da ação, no qual consta a fotografia em questão, um texto curto para contar a história da inavasão feminina na CEU, e um quadrado preto vazado, que é um visualizador para simular o visor de uma câmera fotográfica.

Com esse material, orientei ao grupo que se posicionassem abaixo do prédio, apontando o visualizador para cima, percebendo o ponto de vista do fotógrafo Achutti na ocasião. A mesma ação foi feita minutos antes de atravessarmos a Avenida João Pessoa, simulando o enquadramento que o fotógrafo descartou.

Imagem 2. Uso do visualizador para simular o enquadramento da fotografia.

Imagens 3 e 4. Material gráfico da ação/Visualizador (frente e verso)

Referências

*Fontes:   História da fotografia contada pelo fotógrafo Luiz Eduardo Robinson Achutti.

                 Blog atual das estudantes do movimento estudantil que invadiu a CEU: > http://libertamaster.com/ <

**Ação inserida no evento Mercocidades - 3° encontro de Cidades e Universidades. Programa "Passeios Artísticos" - Campus como Espaço Público, coordenado pela Prof. Dr. Claudia Zanatta. Programa disponível em > https://www.ufrgs.br/cidadeseuniversidades/#programacao <

Galeria de imagens da ação

bottom of page