top of page

Ariane Oliveira: pesquisadora em estratégias menores de direitos humanos, artista visual e mestra em poéticas visuais pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAV/UFRGS). Feminista situada no sul global. Trabalha com agenciamentos coletivos de afetação, através da escuta, do cuidado, da arte e do mapeamento das reivindicações por direitos fundamentais, com abordagem de gênero, pensando as mulheres como multiplicidade étnica e não-binária. Integrou o grupo de extensão universitária Coletivo Fila, entre 2012 a 2016, no qual realizava oficinas de direitos humanos junto aos familiares, em sua maioria mães, na fila de espera para a visita aos adolescentes internados na Fundação de Atendimento Socioeducativo do Rio Grande do Sul (FASE). Dedica-se à atuação como educadora desde 2018, tendo realizado o estágio docência em 2020 com pesquisa sobre arte feminista.

https://www.instagram.com/p/B9UC0TtA87Z/

https://www.instagram.com/casabakaarteecultura/

https://2simposioirsablog.wordpress.com/

Desirée Ferreira: artista, pesquisadora e fotógrafa. Formada em jornalismo, atualmente cursa o mestrado no Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da UFRGS (PPGAV/UFGRS). Em sua poética, busca criar a partir do cotidiano, abordando temas relacionados a sociedade e cultura através do uso da fotografia e da palavra. Atua como fotógrafa freelancer e desenvolve projetos autorais.

Defesa da dissertação de mestrado pelo Instituto de Artes da UFRGS: ATÉ ONDE VAI? MURO, CORPO E CIDADE  

Artigo publicado recentemente: https://medium.com/fotocronografias/at%C3%A9-onde-ela-vai-caminhos-e-desdobramentos-a44757c21d5e 

 Cerise Gomes: brasileira, artista visual, possui graduação em Letras pela Universidade de Caxias do Sul (2005) e Mestrado em Teoria do Texto e do Discurso pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011). Especialização em Leitura e Produção Textual. pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. 2008 - 2009. Possui Especialização em Filosofia e Ética Política pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, Brasil. Atualmente cursa Artes Visuais - Licenciatura e cursa a Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em Práticas Curatoriais, ambas na UFRGS.

Cristiano Sant'Anna é  fotógrafo, mestre em Poéticas Visuais pela UFRGS e doutorando pela mesma universidade. Trabalhou para jornais no sul do Brasil. Tem trabalhos exibidos no Brasil, Uruguai, Argentina e Rússia. Publicou os fotolivros Arquipélago e Fotodobras. Participou de residências artísticas nas cidades do Rio de Janeiro (BR) e Buenos Aires (AR). Atualmente desenvolve o projeto colaborativo Museu de Resgates (@museuderesgates), que pensa as relações lixo-arte-reciclagem entre catadores e catadoras na cidade de Porto Alegre. Sua pesquisa encontra-se dentro do campo da fotografia, arte contemporânea, arte colaboraiva e ação social.



https://www.instagram.com/museuderesgates/


https://cargocollective.com/zonavp
 

 
 

Márcia Braga é artista visual, arquiteta, professora substituta no Departamento de Artes Visuais/IA/UFRGS. Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura Ritter dos Reis (1998) e graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). É pós-graduada em Arquitectura arte y espacio efímero pela Universidade Politécnica da Cataluña(1999) e mestre em Poéticas Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Participa do Grupo de Pesquisa CNPq Arte pública participativa: articulação entre poética e cidadania.

 

Mariana Wartchow Artista e ceramista, natural de Porto Alegre. É graduada em Artes Visuais – Licenciatura pela UFRGS, integrante grupo de pesquisa CNPq Poéticas da Participação, vinculada ao Instituto de Artes da UFRGS, participa do projeto de extensão Lumen da UFRGS desde 2021. Ancestralidade, feminino, natureza, contemplação e espiritualidade são suas linhas de reflexão e pesquisa. Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM (2004).

Artigos completos publicados em periódicos

 

ZANATTA, C. V. ; WARTCHOW, M. . Produções Poéticas Coletivas com Participação e Colaboração. Contemporânea - Revista do PPGART/UFSM, v. 4, p. 01-09, 2022.

 

ZANATTA, C. V. ; WARTCHOW, M. . Experiências de Forno de Buraco para Queima de Cerâmica - Um Pouco da História e Atualidade. Revista Ícone, v. 4, p. 58-73, 2019.

 

Capítulos de livros publicados

 

WARTCHOW, M.. ESFERAS DE ARGILA PARA CONSTRUÇÕES COLETIVAS. In: Angélica Vier Munhoz et al. (Org.). (Org.). Objetos de pensar na pandemia: exercícios para indagar/perdurar a docência. 1ed.Lajeado: Editora Univates, 2021, v. 1, p. 73-74.

 

Textos em jornais de notícias/revistas

 

WARTCHOW, M.. Arte em Relação com Budismo e Cerâmica. Jornal da Universidade, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 17 jan. 2022.

 

Trabalhos completos publicados em anais de congressos

 

 WARTCHOW, M.. Projeto Artístico Malas Gigantes - Arte e Espiritualidade, do individual ao coletivo. In: Anpap, 2020, Goiânia. Dispersões 29° Encontro Nacional da Anpap 2020, 2020. p. 2108-2121.

 

ZANATTA, C. V. ; WARTCHOW, M. . Experiências de Forno de Buraco para Queima Cerâmica - Um pouco da história e Atualidade. In: 28º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas Origens, 2019, Cidade de Goiás. Origens 28º Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Goiânia, 2019. p. 1017-1032.

Marina Rombaldi Artista visual e pesquisadora, mestranda em Poéticas Visuais no PPGAV/UFRGS; pós-graduanda em Artes Visuais: Pensamento e Produção Contemporâneos (UCS); integrante do grupo de pesquisa Poéticas da Participação UFRGS/Cnpq. Sua produção tem como diretriz principal a investigação acerca das relações coletivas e individuais que estabelecem diálogo no espaço da cidade, apontando reflexões sobre as diferentes possibilidades de ser, estar e perceber o urbano a partir da cor e da forma; deslizando entre ações artísticas e performance no espaço público e intervenção urbana através do lambe-lambe, sticker art, pintura e escultura. Participou de exposições coletivas e individuais e ministrou palestras desde 2015. Integra o Coletivo UN e o Ateliê Orta. 

Meus Desvios 

Natália Chaves Bandeira é artista, docente e pesquisadora. Desde 2006 trabalha como arte-educadora. Dirigiu os documentários O Clube (2013) e Nêga Lú (2015), financiados pelo FUMPROARTE - Secretaria de Cultura de Porto Alegre e pelo FAC das Artes - Secretaria de Cultura do Estado do Rio Grande do Sul, respectivamente. Trabalhou como cenógrafa em
diferentes projetos em Guadalajara, Jal. e Porto Alegre, ganhando o Prêmio Açorianos de Cenografia em Dança - 2017. Atualmente trabalha com a pesquisa em Arte Sonora. Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e mestranda em Docência em Artes e Design na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM).

https://www.instagram.com/p/B9UC0TtA87Z/

https://www.instagram.com/casabakaarteecultura/

https://2simposioirsablog.wordpress.com/

bottom of page