top of page
Âncora 1

NOTAS DE PESQUISA


O exercício começou a ser realizado em 2020 e consiste em fazer perguntas relacionadas à pesquisa aos membros do grupo. As respostas breves, compartilhadas no whatsapp, são disparadoras de debates e conversas. 
MAIO de 2021

O que tem sido arte neste período para você?

1) Arte tem sido reestruturar modos de vida. 2) Aqui não tem rolado manifestações. Eu tenho um professor que comenta "a arte não resolve nada"; o que entendo dessa fala dele (em contexto) é que na academia a arte não se atenta para problemas concretos da sociedade, dos humanos, animais, da economia, política, etc. com o fim de apresentar uma solução ou uma proposta de solução para estes problemas. (...) Mas o que sinto é que ultimamente temos posto mais atenção para estas situações cotidianas e estamos mais com a atenção em quê podemos nos envolver, desde a arte, projetando o discurso num sentido de encontrar soluções. Isso não significa que não existiram projetos, artistas e pesquisadores anteriormente com essa visão. Somente me parece que atualmente vejo e, percebo em mim, muito estes debates. Daí me parece que vem a palavra emergência, parece que estes temas urgem. (Natália Chaves Bandeira, México, 2021)

Arte tem sido uma forma de cogitar possibilidades de futuro na construção de cidades internas (subjetivas) que o isolamento impõe. Um respiro possível no espaço privado, que se forja como lugar de cuidado diante das restrições necessárias para o controle da crise sanitária. (Ariane Oliveira, 2021)

Arte. Um dos caminhos escolhidos para experienciar a vida porque, como ela, não tem (nem busca explicação) e é feita de vias quase sempre tortuosas. Método de trabalho: busca de rendição a isso. (x, 2021)

A arte hoje para mim é potência de invenção e criação que trabalha a favor da vida.  Manifestações coletivas ou individuais, intencionais ou espontâneas, que explicitam questões e tentam, na medida do possível, apontar ou construir soluções para problemáticas reais. (xx, 2021)

Colaborar para a revogação das leis municipais que proíbem o trabalho de catadoras e catadores autônomos na cidade de Porto Alegre. Através da produção de posts na página @catapelavida do Facebook e estudo das leis federal e municipal, gerar articulações entre a população e esses trabalhadores. (Cristiano Sant`Anna, 2021)
Arte tem sido respiração e mergulho. Aquilo que possibilita a troca com o exterior e alimento interior. Um mergulho na matéria que possibilita sentir o que é mais profundo. (Mariana Wartchow, 2021)

bottom of page